
Como já foi dito, a parte anterior corresponde a parte da frente. É importante salientar que nos platelmintos, e em outros filos próximos, essa região não corresponde exatamente a uma cabeça. Podemos definir como um esboço de cabeça. A face ventral é a face voltada para baixo, e a face dorsal é a face voltada para cima.
Nas planárias a boca encontra-se na face ventral e no meio do corpo. Por meio da boca, ocorre o que chamamos de eversão da faringe: a faringe se projeta para fora da boca, como uma tromba, que é capaz de sugar os alimentos dispostos no meio exterior.
Ainda na face ventral, as planárias possuem na epiderme cílios e células glandulares. Essas células glandulares secretam um muco, pelo qual as planárias deslizam com o movimento dos cílios. Assim elas se deslocam.
Já na face dorsal, as planárias possuem o que seria equivalente aos olhos. São chamados de ocelos, ou ainda manchas ocelares. Não são olhos, pois não permitem que as planárias vejam. Por meio deles, elas conseguem apenas perceber a luz. Possuem, cada uma, um par de ocelos.
As planárias não possuem um estomago, apenas um intestino com três ramos onde se realiza parte da digestão. Podemos dizer que nele ocorre uma digestão extracelular. A digestão intracelular ocorre quando as ramificações desse intestino transmitem o alimento para as células, que por difusão de uma a outra, se alimentam. Os resíduos alimentares dessas células são capturados pelo solenócitos, iniciando o processo de excreção. Os alimentos que não são aproveitados na digestão extracelular, ainda no intestino, são regurgitados pela boca. Diz-se que se trata de um sistema digestivo incompleto. Na classe trematoda também haverá um sistema digestivo assim. E na classe cestoidea haverá total ausência de um sistema digestivo.
As planárias são hermafroditas monóicas, portanto têm de haver troca de espermas entre duas planárias. Essa troca de espermas ocorre por meio de um poro genital. Cada uma dá origem a um embrião que se desenvolve no meio externo de forma direta, ou seja, sem passar por um estágio larva.
Mas é importante ressaltar que as planárias possuem elevada capacidade de regeneração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário