segunda-feira, 25 de maio de 2009

Trematódeos

Esquistossomos

Os animais desta classe têm o corpo bem pequeno, com apenas alguns centímetros de comprimento. São parasitas. Exemplo: O esquistossomo tem o corpo achatado. A fêmea tem o corpo cilíndrico e um pouco maior que o do macho. Na época da reprodução a fêmea se aloja num canal situado ao longo do corpo dos machos, o canal ginecóforo.

Habitualmente o esquistossomo se instala nas veias do intestino, mas pode também atacar o fígado ou o baço, causando uma doença grave chamada esquistossomose. Esta doença é bastante comum em diversas regiões do Brasil.

O esquistossomo provoca um derramamento de líquido no abdomen de seu hospedeiro, tornando-o volumoso. Por essa razão, a doença é conhecida popularmente como barriga-d'água.

A fêmea do esquistossomo deposita seus ovos no intestino do indivíduo doente. Esses ovos são eliminados juntamente com as fezes. Se as fezes forem lançadas no solo, os ovos podem ser carregados pela água das chuvas até os rios lagos. Aí, dão origem a larvas chamadas miracídieos que nadam a procura de um caramujo- o planorbídeo- que tem concha plana e escura, com cerca de dois centímetros de diâmetro. Penetram então no caramujo, onde se desenvolvem, transformando-se em outras lavas denominadas cercárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário